Marinoverpa onguigera: Nova praga põe agricultura em alerta

marinoverpa2Produtores de todo o país estão alarmados por conta da Marinoverpa onguigera, uma lagarta que se transformou em borboleta depois de se coligar com Eduardo Campos para tentar chegar ao poder. O animal possui alto poder destrutivo. A praga já atingiu todas as regiões produtivas do país.

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) estima que o prejuízo aos agricultores pode chegar a R$ 18 bilhões. Somente a cultura da soja, estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no mês passado em 90,2 milhões de toneladas, poderia ter sua produtividade reduzida em 10%.

Para evitar a propagação da lagarta, os produtores rurais recomendam o controle da praga no país.

“Fomos surpreendidos pela chegada dessa praga ao Brasil. A Marinoverpa onguigera tem características de resistência aos inseticidas disponíveis no mercado brasileiro e atacou culturas como as de algodão, soja, milho, feijão, laranja, tomate, sogo, girassol, fumo, banana, eucalipto, trigo e principalmente a pecuária. Ela é mentirífaga, ou seja, alimenta-se de diversas protoverdades, sofismas e mentiras e é internacionalmente conhecida como uma praga capaz de causar prejuízos significativos à agricultura”, alertou o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de uma importante instituição de pesquisa.

Segundo ele, a praga já se alastrou por todo o país e precisa ser monitorada. “A Marinoverpa, pelos potenciais danos econômicos que pode causar, nos fez iniciar uma caravana sobre o controle de pragas na agricultura brasileira. Os pesquisadores advertem que uma praga como esta é capaz de causar prejuízos bilionários à agricultura.

“A Marinoverpa onguigera está avançando no país. Se houver ventos fortes, pode ocorrer uma dispersão. Ela é uma ameaça muito grande.

Leia também sobre o avanço da Marinoverpa: A marcha do idiotas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s