Governo eleva risco de apagão

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que reúne a cúpula da área, alterou ontem a classificação de risco de apagão no país este ano. O risco, que em fevereiro era considerado “baixíssimo” passou a ser “baixo”. Esse risco varia de acordo com o nível de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas nos próximos meses.

Em audiência ontem no Senado, o diretor geral do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), Hermes Chipp, as chuvas e o nível dos reservatórios até o fim de abril definirão ser haverã necessidade de um racionamento e reconheceu a gravidade da situação atual.

“É uma situação preocupante. Antes de abril não se toma nenhuma medida, porque a antecipação pode gerar um custo de arrependimento muito grande, que é você incomodar o consumidor desnecessariamente com redução de consumo, que também representa perda adicional à distribuidora, porque a receita diminui”, disse Chipp ontem no Senado.

Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, o país enfrenta o pior ritmo de chuvas desde que os dados começaram a ser registrados, em 1931. Ele deixou claro, porém, que a construção das usinas termoelétricas deixa a situação estrutural do sistema diferente da de 2001, quando houve o racionamento de energia. As usinas termoelétricas, construídas para funcionar de forma contingencial, estão trabalhando no nível máximo.

O consumidor vai pagar a conta

O secretário executivo do ministério de Minas e Energia, Mareio Zimmermann, reconheceu, após a sessão do Senado, que as antecipações do Tesouro Federal às distribuidoras, via depósitos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que estão cobrindo parte dos custos das empresas, em algum momento terão de ser repassadas aos consumidores por meio das contas de luz.

É natural, pela regra do jogo, que a geração de uma térmica sempre vai ser repassada. O consumidor vai pagar, isso já é considerado no preço médio, o desajuste que ocorre aqui é que, em média, você passa muitos anos hidrológicos bons e o preço fica bem baixo disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s