Governo já pensa em aumento na conta de luz para evitar apagão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs ao governo federal que antecipe as chamadas “bandeiras tarifárias” nas cobranças de contas de luz, que implicam cobrança maior dos consumidores conforme o nível dos reservatórios. Uma entrevista coletiva foi convocada pelos Ministérios de Minas e Energia e da Fazenda.

As bandeiras tarifárias já aparecem nas contas de luz nas bandeiras verde, amarela e vermelha, mas a previsão de cobrança extra conforme o nível dos reservatórios, que entraria em vigor em 2014, foi suspensa pelo governo em razão das eleições.

Pela previsão atual, a partir do próximo ano, se a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considerar que a região onde o consumidor está merece a bandeira amarela, as contas pagarão mais R$ 1,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. Se a bandeira for vermelha, será de R$ 3,00 para cada 100 kWh, conforme valores já indicados pela Aneel, mas sujeitos a alterações. A variação percentual, nesses casos, dependerá do preço da energia cobrado por cada uma das distribuidoras.

Deixe um comentário