FMI reduz pela 3ª vez previsão de crescimento da economia brasileira

A nova estimativa indica que o país crescerá 1,8% neste ano – em janeiro, a previsão era de 2,3%, e em outubro passado, de 2,5%. Em abril do ano passado, o FMI estimava um crescimento de 3,2% em 2014.

Entre os Brics, apenas a Rússia, que sofre com turbulência política e sanções internacionais, teve uma redução (0,6 ponto percentual) maior que a brasileira (0,5% p.p.) nas estimativas de crescimento. China deve crescer 7,5% e Índia, 5,4%.

Afundando juntos

Apenas Argentina (0,5%) e Venezuela (-0,5%) terão crescimento menor que o Brasil na América do Sul. O crescimento mundial, estima o FMI, será de 3,6% neste ano e de 3,9% no ano que vem, puxado principalmente pela Ásia e pelos países desenvolvidos.

No relatório “Panorama Econômico Global”, divulgado nesta manhã pelo FMI, o crescimento brasileiro é chamado de “comedido” – “a demanda é apoiada pela recente desvalorização do real e alta de salários e do consumo”, mas “o investimento privado continua fraco, em parte refletindo a baixa confiança empresarial”.

O texto diz que o país tem necessidade de mais ajuste “porque apesar do aumento da taxa de juros no ano passado, a inflação se manteve no topo da meta”.

Commodities

A queda nos preços das commodities se acentua. Os emergentes, muitos deles exportadores de commodities, também sofrerão impacto de “investidores cada vez mais avessos ao risco” e com a “normalização monetária” dos EUA, a partir do momento em que a superpotência reduza a impressão de moeda e de uma possível alta de juros no país, prevista pelo estudo em 2015.

Depois de anos de dólares chegando em grandes ondas aos emergentes, há uma seca potencial, afirma o relatório do FMI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s