#CalaBocaLula Procurador Geral da República rebate Lula: “mensalão foi julgamento jurídico”

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta segunda-feira que o julgamento do mensalão foi “um processo jurídico, com um julgamento jurídico”. O comentário foi feito a propósito da indecorosa entrevista concedida pelo ex-presidente Lula a uma emissora de TV portuguesa. Lula voltou a dizer que o mensasão não existiu e que a sentença atribuída aos condenados teve “80% de decisão política e 20% de decisão jurídica”.

“Ele tem todo o direito de falar, todo brasileiro tem. Graças a Deus, a gente vive num país democrático, de liberdade de expressão absoluta, que tem que ser garantida pelo próprio Ministério Público”, disse Janot.

Desde que deixou a Presidência, Lula evitava fazer comentários sobre o julgamento que condenou 25 dos 38 denunciados pelo MP. Na entrevista concedida à imprensa portuguesa, Lula tratou de se dissociar – de maneira desleal – dos mensaleiros que o ajudaram a fundar o Partido dos Trabalhadores, nos anos 1980, e a conquistar o mais alto posto da República, em 2002. Ele afirmou que embora haja “companheiros do PT presos, não se trata de gente da sua confiança”.

Um desses companheiros é José Dirceu, que chefiou a primeira campanha eleitoral de Lula e depois, no primeiro ano de seu mandato, exerceu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Dirceu foi condenado a 7 anos e 11 meses de prisão e passa seus dias atualmente no presídio da Papuda, em Brasília. Outro companheiro é José Genoino, igualmente fundador do PT. Ele ocupou a presidência do partido entre 2002 e 2005, os anos do mensalão.

Anúncios

Uma resposta para “#CalaBocaLula Procurador Geral da República rebate Lula: “mensalão foi julgamento jurídico”

  1. Pingback: Lula “não faz bem à democracia”, diz Aécio #CalaBocaLula: | Agro Política·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s