Prévia do PIB indica retração de 0,18% em maio

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), caiu 0,18% em maio ante abril, de acordo com dados dessazonalizados, informou o BC nesta quinta-feira. O indicador passou de 147,14 pontos em abril para 146,88 pontos em maio na série dessazonalizada, o menor nível do ano, de acordo com índices já revisados.

Contudo, em relação a maio de 2013, o indicador subiu 0,38%. No acumulado de 2014, também há expansão, ainda que tímida, de 0,70%. Já nos 12 meses encerrados em maio, a aceleração é de 1,95%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária, assim como os impostos sobre os produtos.

Analistas consultados pela Reuters esperavam recuo de 0,50% na comparação mensal, de acordo com a mediana de 18 projeções, que foram de queda de 1% a alta de 0,80%. Para o economista-chefe do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, Octavio de Barros, levando em conta a tendência do indicador e outros indicadores coincidentes referentes a junho, “continuamos acreditando que o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre apresentará desaceleração ante o período anterior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s