PIB agropecuário acumula alta de 3,49%

O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresceu 0,99% em maio e acumula alta de 3,49% em 2014. O incremento é resultado da maior produção e à alta dos preços.

Conforme a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o PIB da agricultura cresceu 0,70% em maio e 2,93% no acumulado de 2014.

Segundo a CNA, a alta ocorreu pela produção 3,94% superior, considerando as estatísticas disponíveis em maio, e os preços 3,33% maiores no acumulado de 2014, se comparados com os valores de igual período do ano anterior.

O PIB da pecuária cresceu 1,36% em maio, o que elevou para 4,23% o resultado acumulado em 2014. ‘Preços 3,42% superiores, aliados ao crescimento de 7,23% da produção, justificam o desempenho positivo e permitem projetar elevação de 10,45% no faturamento médio para o conjunto das atividades primárias do segmento’, informou a CNA.

O estudo avaliou, ainda, o cenário para adubos e fertilizantes e apontou que, às vésperas do início do período de planejamento da nova safra, os preços desses insumos recuaram 7,11%, já descontada a inflação. O movimento reflete a desvalorização da cotação do petróleo no início do ano, o que reduziu as cotações das principais matérias primas usadas na fabricação de fertilizantes formulados.

Fonte: Agência Estado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s